quarta-feira, 22 de junho de 2011

Como usar a barra de endereços do navegador como calculadora

Os navegadores estão cada vez mais avançados e com recursos inovadores. Não é para menos: agradar aos usuários da internet é uma tarefa cada vez mais complexa. À medida que os browsers evoluíram, os internautas também ficaram mais exigentes. Entretanto, algumas ferramentas simples acabam nem ficando tão conhecidas.
Por exemplo, você já precisou fazer uma conta enquanto estava navegando na internet? O que se faz, nesse caso, normalmente, é minimizar o browser e abrir a calculadora do Windows. Isso ocorre porque poucos sabem que é possível efetuar cálculos diretamente no navegador – e de maneira relativamente simples.
Abaixo, demonstramos como você pode fazer uma conta na própria barra de endereços do navegador, sem nem precisar abrir o Google.

Mozilla Firefox

Em vez de digitar o cálculo e esperar pelo carregamento da página do Google (com o resultado), você pode utilizar um JavaScript bem simples para a resolução. Por exemplo, para calcular 20 x 15, você deve digitar: javascript:20*15. Pressione “Enter”. Veja que o resultado é exibido no corpo do navegador, como mostra a figura abaixo:
Fazendo cálculos no FirefoxVale lembrar que você não deve colocar espaços, caso contrário o comando não funcionará. Enquanto os cálculos feitos no Google podem ser um pouco mais limitados, a Mozilla libera uma grande quantidade deles a partir de JavaScript. Você pode consultar as opções e a sintaxe necessária para montá-los aqui.

Google Chrome

No Chrome você tem duas alternativas. Primeiro, é possível montar o JavaScript, como no Firefox, no entanto com uma sintaxe um pouco diferente. Para calcular 20 x 15, é preciso digitar: javascript:alert(20*15) e pressionar “Enter”.
Montando o cálculo no Chrome
Observe que o resultado do cálculo é mostrado em uma janela de mensagens no navegador.
Resultado
A outra maneira é um pouco mais simples. A Omnibox do Chrome permite que você obtenha os resultados dos cálculos diretamente na barra de endereços. Então, você pode simplesmente digitar 20*15. Essa forma de efetuar a tarefa é limitada a contas simples.
Diretamente na Omnibox
Agora você já sabe como pode fazer os seus cálculos sem precisar abrir a página do Google ou ter que recorrer à calculadora do Windows.


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/10839-como-usar-a-barra-de-enderecos-do-navegador-como-calculadora.htm#ixzz1Q1RjuJzd

Nenhum comentário:

Postar um comentário